Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Grupo de Trabalho do Araguaia retoma buscas por desaparecidos da Guerrilha


O Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) reiniciou as buscas por restos mortais de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, em Xambioá (TO). A expedição segue até o dia 19 de setembro. As atividades serão acompanhadas por uma equipe técnica pericial, além de familiares de mortos e desaparecidos da guerrilha e representantes do Ministério Público Federal (MPF). Esta é quarta expedição realizada este ano pelo GTA na região.

Nesta expedição as buscas prosseguirão no cemitério de Xambioá. No total, serão três frentes de trabalho, todas definidas a partir de informações coletadas por ouvidores do GTA,  moradores da região e pessoas que vivenciaram a guerrilha. Para este ano ainda está prevista a realização de mais uma expedição, que deverá ocorrer entre os dias 14 e 26 de outubro,  antes do início do período das chuvas na região. 
Na última expedição, que ocorreu entre os dias 5 e 15 de agosto, foi exumado um resto mortal e encaminhado ao IML de Brasília para a continuidade das análises periciais. 
Os trabalhos de busca e localização são realizados desde a década de 1990. Até agora  foram exumados na região 24 restos mortais. Todo o material colhido passa por exames antropométricos e por extração de DNA. Após a perícia eles são armazenados no Hospital Universitário de Brasília.
No início de 2012 peritos do GTA estiveram nos Estados Unidos para identificar novas técnicas de extração de DNA de material genético degradado, aperfeiçoando, assim, os trabalhos da equipe.
Grupo de Trabalho do Araguaia - O GTA, reformulado em maio de 2011, é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e pelos Ministérios da Defesa e da Justiça. As pessoas que tiverem quaisquer informações relacionadas à guerrilha do Araguaia ou sobre possíveis locais onde teriam sido enterrados os guerrilheiros devem ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100). As ligações são gratuitas, podem ser feitas de qualquer telefone e não há necessidade de identificação.
A Guerrilha do Araguaia foi um movimento que surgiu na década de 1970 em oposição à regime militar. Até hoje, dezenas de militantes da guerrilha estão desaparecidos. Em 2009, a juíza da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, Solange Salgado, determinou que o governo federal reiniciasse as buscas na região, dando continuidade ao trabalho iniciado pelos familiares dos desparecidos e pelo Grupo de Trabalho de Tocantins - GTT.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do GTA

0 comentários:

Postar um comentário