Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ditadura Militar (1964-1985) Que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!

O período da ditadura militar no Brasil, compreendido entre 1964 e 1985, foi marcado por uma série de crimes contra os direitos humanos, cometidos por agentes do Estado e seus parceiros na sociedade civil. É fundamental que a história desse período não seja esquecida. A investigação dos acontecimentos desse período, bem como de crimes cometidos pelo Estado brasileiro é fundamental para que consigamos compreender de forma plena nossa história e a sociedade em que vivemos. Entretanto, além de lutar pelo nosso direito à Memória e à Verdade, é essencial a luta de todos pelo direito à Justiça.

Os jovens das décadas de 60 e 70, que lutaram pelo direito de todos à liberdade, resistindo bravamente aos governos militares foram presos, torturados, exilados, desapareceram ou foram mortos. Entretanto os torturadores do regime militar foram anistiados e seguiram suas vidas normalmente. Muitas ruas, avenidas e distintos locais públicos foram nomeadas em homenagem a esses ditadores. É em memória aos bravos jovens que lutaram pela liberdade e democracia do Brasil, que lutamos hoje para que a ditadura não seja esquecida e que a justiça seja feita.
A aprovação da Comissão Nacional da Verdade foi um marco histórico para o nosso país. Ela será o mecanismo de revelação dos crimes cometidos pelos agentes civis e governamentais durante a Ditadura Militar. Entretanto a Comissão da Verdade não terá poderes para levar os torturadores, sequestradores, estupradores do Regime Militar para o banco dos réus. Cabe a sociedade, principalmente a juventude, lutar para que o Direito à Justiça seja garantido. Além de revelar para todo mundo os locais de tortura e de moradia dos torturadores, que ainda estão vivos, é dever da juventude se colocar Fora da Ordem que vem mantendo os valores estabelecidos naquele período e garantindo a impunidade dos crimes cometidos pelo Estado brasileiro e seus apoiadores até hoje.

Essa luta não é apenas de um grupo de indivíduos, mas sim de toda a sociedade brasileira para que a ditadura militar não seja esquecida e para que nunca mais aconteça.

Direito à Memória, à Verdade e à Justiça é o que nos compete.


0 comentários:

Postar um comentário